CAMPANHA: “Conhecer para conservar”

Uma das ameaças mais graves à conservação das abelhas-nativas-sem-ferrão (ASF) é a falta de conhecimento sobre elas e sobre as boas práticas na criação. Nesse sentido, a AMe-DF está lançando a campanha Conhecer para conservar, a fim de conscientizar o público leigo e criadores iniciantes sobre dois preocupantes temas recorrentes: o extermínio desnecessário de colônias de ASF em instalações urbanas e a criação de ASF não-endêmica* do Distrito Federal. Sobre o primeiro, observa-se que tem sido cada vez mais frequente tais extermínios por falta de conhecimento sobre as ASF, quanto à segurança no convívio com as mesmas e em como proceder, quando necessário, para a adequada retirada de suas colônias e destinação. A título de exemplo, recentemente (dezembro/2024) a Diretoria Executiva da AMe-DF foi contatada para fazer a retirada de uma colônia de jataí em prédio residencial e, antes que a diretoria tivesse tempo hábil para qualquer providência, fomos informados de que a colônia já havia sido exterminada com inseticida.

De igual forma, a falta de conhecimento sobre os riscos da introdução e criação de espécies de ASF não-endêmicas do DF ameaça as populações silvestres e viola as normativas vigentes. Também a título de exemplo, recentemente (janeiro/2025) foi veiculado em grupos de WhatsApp um vídeo sobre a existência no DF de algumas colônias da jataí-acreana (Tetragonisca weyrauchi), a qual é endêmica do Acre, Rondônia e Mato Grosso. No vídeo, o autor demonstra desconhecer os riscos da jataí-acreana para as colônias de jataí do DF e entorno, tanto silvestres quanto manejadas, pois expressou abertamente o interesse em vendê-las, ao invés de reportá-las aos órgãos competentes para as devidas providências.

A campanha “Conhecer para conservar” abrange duas etapas: a realização do CONCURSO PANFLETOS DIGITAIS para a elaboração de dois panfletos digitais, um para cada tema mencionado acima (etapa 1); e a ampla divulgação dos panfletos aos públicos-alvo (etapa 2). Veja abaixo detalhes sobre o concurso (etapa 1). A etapa 2 da campanha será discutida e planejada com os(as) associados(as) da AMe-DF. Antes da ampla divulgação, os panfletos digitais vencedores por tema serão editados pela Diretoria da AMe-DF para adequação final, no que se fizer necessário (por exemplo, inclusão da logomarca da AMe-DF). Inicialmente, as versões finais dos panfletos digitais vencedores por tema serão divulgadas por vários meios de comunicação: website da AMe-DF, grupos de WhatsApp, e-mail, mídias sociais da associação (Instagram, Facebook, YouTube), dentre outros. Posteriormente, outras ações de divulgação, incluindo distribuição impressa, poderão ser implementadas.

*não-endêmica = nativa ou restrita a determinada região geográfica.

CONCURSO PANFLETOS DIGITAIS
(Campanha “Conhecer para conservar”)

Tema 1: Extermínio desnecessário de colônias de ASF em instalações urbanas
Público-alvo: síndicos(as) de prédios/condomínios, diretores(as) de escolas, dirigentes de parques, administradores, etc, no DF.

Tema 2: Criação de ASF não-endêmica do Distrito Federal
Público-alvo: meliponicultores(as) de maneira geral, associados(as) e ex-associados(as), participantes de todas as versões dos cursos já oferecidos e demais contatos da AMe-DF.

  • Inscrição: Preencher e submeter à Diretoria Executiva da AMe-DF o formulário de inscrição disponível no link https://forms.gle/TDGg5z2yZbudAkCB7.
  • Prazo de inscrição e submissão: 28 de fevereiro de 2025.
  • Período de votação: 05 a 09 de março de 2025.
  • Divulgação dos resultados: 15 de março de 2025.

Regras para participação:

  • Uma mesma pessoa pode se inscrever para concorrer nos 2 temas. Caso seja vencedora em ambos, fará jus a duas premiações.
  • Cada participante poderá concorrer com múltiplas versões (opções) de panfletos referente ao mesmo tema, desde que no limite total de 10 arquivos (total 100 MB).
  • O conteúdo e a arte a serem utilizados nos panfletos devem ser originais, sem elementos protegidos por direitos autorais de terceiros.
  • O(a) participante será responsável por suas criações e pelo uso de qualquer imagem.
  • O(a) participante deverá concordar em autorizar a AMe-DF a produzir, distribuir, exibir publicamente, adaptar e traduzir os panfletos digitais.
  • Os panfletos já submetidos poderão ser substituídos e ressubmetidos, desde que antes do término do prazo de inscrição (28/02/2025). Participarão do concurso apenas o(s) arquivo(s) da submissão mais recente. Para ressubmissão, basta utilizar o link que será gerado ao efetivar a inscrição e que será enviado para o e-mail informado no formulário de inscrição.

**O crédito da autoria aos(as) vencedores(as) será expresso na versão final dos panfletos digitais a serem divulgados.

Requisitos para os panfletos:

Para o Tema 1:

  • Conter informações claras e objetivas sobre as ASF;
  • Conter orientações sobre como proceder em caso de nidificação de colônias de ASF em ambientes urbanos (por exemplo, condomínios, residências, empresas, escolas, igrejas, praças, parques, etc.).

Para o Tema 2:

  • Conter informações sobre como saber quais espécies de ASF são endêmicas do DF e os riscos da introdução e criação de espécies não-endêmicas;
  • Conter orientações sobre como proceder no caso da descoberta de colônias de ASF de espécies não-endêmicas.

Para ambos os temas:

  • Conter pelo menos uma imagem (foto e/ou ilustração) de ASF com resolução mínima de 300 dpi;
  • O arquivo deve ser editável (Word, Power Point, Canva, Photoshop, etc), única páginatamanho A4;
  • Reservar espaço de no mínimo 3×3 cm para a logomarca da AMe-DF.
  • Conter apenas um tema por panfleto.

ATENÇÃO: Panfletos que não estiverem em conformidade com os requisitos referidos acima serão desclassificados, salvo se corrigidos e ressubmetidos ainda dentro do prazo de inscrição (28/02/2025).

Processo de seleção dos panfletos digitais de cada tema:

Será por votação em grupos de WhatsApp e por e-mail. Os(as) vencedores(as) serão os(as) autores(as) dos panfletos digitais mais votados por tema.

Prêmio: (livre escolha pelo(a) vencedor(a))

Isenção da taxa associativa 2025
(ou estorno, caso já tenha sido paga)

ou

Kit com 3 caixas modelo INPA 10×10 cm em eucalipto

Faça sua parte. Participe e contribua para a conservação das ASF!

Maiores informações:

WhatsApp: (61) 99336-0888

E-mail: [email protected]

Theme: Overlay by Kaira
Núcleo Rural do Torto, Trecho 03, Chácara Mocambo n° 13, Lago Norte, Brasília-DF