Atualizada em 15/04/2025

CONCURSO: “Panfletos digitais”

Contexto:

Uma das ameaças mais graves à conservação das abelhas-nativas-sem-ferrão (ANSF) é a falta de conhecimento sobre elas e sobre as boas práticas na criação. Nesse sentido, a AMe-DF lançou a campanha “Conhecer para conservar” em fevereiro de 2025, a fim de conscientizar o público leigo e criadores iniciantes sobre dois temas preocupantes e recorrentes: 1) o extermínio desnecessário de colônias de ANSF em instalações urbanas e 2) a criação de ANSF não-endêmica* do Distrito Federal.

Sobre o Tema 1, observa-se que tem sido cada vez mais frequente o extermínio desnecessário de colônias por falta de conhecimento sobre as ANSF, quanto à segurança no convívio com as mesmas e em como proceder, quando necessário, para a adequada retirada de suas colônias e a destinação. A título de exemplo, em dezembro/2024 a Diretoria Executiva da AMe-DF foi contatada para fazer a retirada de uma colônia de jataí em prédio residencial e, antes que a diretoria tivesse tempo hábil para qualquer providência, fomos informados de que a colônia já havia sido exterminada com inseticida.

Quanto ao Tema 2, de igual forma, a falta de conhecimento sobre os riscos da introdução e criação de espécies de ANSF não-endêmicas do DF ameaça as populações silvestres e viola as normativas vigentes. Também a título de exemplo, em janeiro/2025 foi veiculado em grupos de WhatsApp um vídeo sobre a existência, no DF, de algumas colônias de jataí-acreana (Tetragonisca weyrauchi), a qual é endêmica do Acre, Rondônia e Mato Grosso. No vídeo, o autor demonstra desconhecer os riscos da jataí-acreana para as colônias de jataí do DF e entorno, tanto silvestres quanto manejadas, pois expressou abertamente o interesse em vendê-las, ao invés de reportá-las aos órgãos competentes para as devidas providências.

A campanha “Conhecer para conservar” abrange duas etapas: 

ETAPA 1: Realização do CONCURSO PANFLETOS DIGITAIS para a elaboração de panfletos, um para cada tema. Os panfletos digitais vencedores por tema serão editados pela Diretoria da AMe-DF para adequação final, no que se fizer necessário (por exemplo, inclusão da logomarca da AMe-DF e de informações essenciais sobre cada tema, etc). Clique aqui para acessar o edital do concurso.

ETAPA 2: Divulgação dos panfletos vencedores em cada tema para síndicos(as) de prédios/condomínios, diretores(as) de escolas, dirigentes de parques, corpo de bombeiros, etc, no DF. Inicialmente, a divulgação se dará por vários meios de comunicação: website da AMe-DF, grupos de WhatsApp, e-mail, mídias sociais (Instagram, Facebook, YouTube), dentre outros. Posteriormente, outros meios/ações de divulgação, incluindo distribuição impressa, poderão ser implementados.

*Endêmica = nativa ou restrita a determinada região geográfica.

Panfletos submetidos:

Os panfletos abaixo foram submetidos para o Tema 1 (Extermínio desnecessário de colônias de ANSF em instalações urbanas). Nenhum panfleto foi submetido para o Tema 2 (Criação de ANSF não-endêmica do DF). Em outra oportunidade, um novo concurso poderá ser reaberto para contemplar o Tema 2.

Panfleto 01

Panfleto 02

Panfleto 03

Panfleto 04

Panfleto 05

Panfleto 06

Panfleto 07

Panfleto vencedor:

Veja abaixo a classificação de acordo com a quantidade de votos. O vencedor foi o panfleto de Davi de Lacerda Ramos. Parabéns, Davi!

Versão final do panfleto que está sendo utilizado na campanha “Conhecer para conservar”, adaptada do panfleto vencedor.

Quer ajudar na divulgação do material*? Clique nos links abaixo para baixar.

* A distribuição é livre, desde que utilizado sem alterações.

Faça sua parte. Contribua para a conservação das ANSF!

Maiores informações:

WhatsApp: (61) 99336-0888

E-mail: [email protected]

Theme: Overlay by Kaira
Núcleo Rural do Torto, Trecho 03, Chácara Mocambo n° 13, Lago Norte, Brasília-DF
error: Conteúdo protegido!