A AMe-DF apoia importantes projetos que estudam os meliponíneos no Distrito Federal. Por exemplo, o Projeto ASF do DF, que fez um levantamento das espécies que ocorrem naturalmente no DF, assim como o Projeto Rufi, que estuda a diversidade genética da espécie uruçu-amarela-do-cerrado (Melipona rufiventris), em perigo de extinção.
Clique nos botões abaixo para saber mais sobre cada projeto:
Requisitos para participação da AMe-DF em projetos científicos:
1. Preenchimento e envio do formulário de solicitação da participação/apoio da AMe-DF na proposta/projeto. Clique no botão abaixo para acessar o formulário.
2. Preferencialmente, a solicitação da participação/apoio da AMe-DF deverá ser feita antes da submissão da proposta à agência financiadora.
3. Compartilhar com a Diretoria Executiva, para conhecimento e registro, o projeto aprovado no órgão de fomento, bem como os demais documentos que forem gerados a partir dos dados obtidos com o auxílio da AMe-DF, tais como relatórios, banners, publicações, resumos de congressos, etc.
4. Compromisso da coordenação do projeto na devolutiva dos resultados aos colaboradores associados à AMe-DF (por exemplo, por meio de palestras).
5. Recomenda-se ao(à) coordenador(a) da proposta/projeto se associar à AMe-DF.
6. Recomenda-se ao(à) coordenador(a) da proposta/projeto fazer o Curso Básico de Meliponicultura oferecido pela AMe-DF.
7. Dar o devido reconhecimento à AMe-DF fazendo a citação quanto à participação no tópico “Agradecimentos” de todos os documentos que forem gerados, relativos aos resultados das análises (por exemplo, relatórios, publicações em revistas, etc.);
8. Inclusão da logomarca da AMe-DF nos materiais divulgativos do projeto (por exemplo, banners, folders, apresentações visuais, etc), tal como será feito para os demais parceiros/colaboradores.
9. Caso seja exigido pela agência de financiamento que o(a) coordenador(a) da proposta/projeto apresente carta de anuência da participação da AMe-DF, tal documento somente será fornecido após o preenchimento e envio do “Formulário de solicitação da participação/apoio da AMe-DF em proposta/projeto de pesquisa científica” pelo(a) coordenador(a).
10. No caso de pesquisa que envolva captura em armadilhas ou coleta manual de abelhas na natureza solicita-se que: (a) parte dos espécimes sejam doados à AMe-DF, preferencialmente após confirmação taxonômica, para fins de enriquecimento da coleção entomológica didática de abelhas nativas da AMe-DF; (b) o(a) associado(a) da AMe-DF conste como membro da equipe nas autorizações de coletas/transporte/armazenamento das abelhas.
11. A princípio, a AMe-DF não fará a coleta de abelhas e/ou de seus produtos para o suprimento de amostras para o projeto de pesquisa científica. Tais coletas deverão ser feitas pelos próprios membros da equipe técnica do projeto ou combinadas com o(a) meliponicultor(a) colaborador(a).
12. A AMe-DF é uma entidade sem fins lucrativos e a atuação dos(as) associados(as) é voluntária. Devido a isso, no caso de haver alguma atividade que envolva despesas com transporte/combustível e alimentação, solicita-se que o custeio/reembolso das mesmas conste no orçamento da proposta/projeto.
13. A AMe-DF não está autorizada a fornecer a lista de contatos de seus(suas) associados(as).